Política Corrupta

Informações . Diversas
Veja mais

“Ninguém é suficientemente competente para governar outra pessoa sem o seu consentimento.”

“As pessoas perguntam qual é a diferença entre um líder e um chefe. O líder trabalha a descoberto, o chefe trabalha encapotado. O líder lidera, o chefe guia.”

– Abraham Lincoln

O que é:

A corrupção política é o uso das competências legisladas por funcionários do governo para fins privados ilegítimos. Desvio de poder do governo para outros fins, como a repressão de opositores políticos e violência policial em geral, não é considerado corrupção política.

Total de Envolvidos

Condenações

Bilhões R$ em Recuperação

Crimes e Condenações

Principal Crime de Corrupção

O Código Penal, em seu artigo 317, define o crime de corrupção passiva como o de “solicitar ou receber, para si ou para outros, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem.

Condenações da Lava Jato

Somando-se as pessoas julgadas, denunciadas e indiciadas, chega-se  um surreal valor acima de 2000. Independente das opiniões de partidos de esquerda, direita ou centro; isto mostra que algo está mudando no Brasil. O mesmo começa a acontecer em outros países.

Quadrilhas políticas

cada três dias a Polícia Federal (PF) abre dois inquéritos para investigar a atuação de organizações criminosas no País. A política, com 16,4% dos casos, lidera o ranking dessas quadrilhas, empatada com o tráfico de drogas (16,3%).

E as consequências?

Oliveira (2008, p.55), destaca uma das consequências mais evidentes nas sociedades atuais trazidas por Coutrim et al. (2005), onde a corrupção tem provocado uma descrença generalizada da população para com os seus líderes, sendo que aquela considera a classe política como corrupta, (por mais que nem todos os políticos sejam corruptos), tornando esta, avessa a Constituição de 1988 do nosso país.

Estatísticas

A princípio parece não haver relação entre Corrupção na Política e criminalidade. Mas é devido às punições brandas e um código penal antiquado que vivemos a situação atual. O que inibe a criminalidade é a CERTEZA DA PENA e não ela em si.

Morte a cada 10.000 Habitantes

  • Sergipe (64)
  • Rio Grande do Norte (56,9)
  • Alagoas (55,9)

Dê sua Sugestão

Vamos Trabalhar Juntos